O Mundo Pokémon - Mundo Geek


O Mundo Pokémon é extremamente vasto e interessante, com diversas criaturas, tecnologias e fatos que chama a atenção daqueles que acompanham sua história. E hoje estou aqui para explorar e desvendar esse gigantesco e divertido mundo. Sem mais, vamos começar!

Tópicos


╭━─━─━─≪✠≫─━─━─━╮

- Introdução

- Históricos e curiosidades da franquia

- Jogos da franquia

- Pokémon

- Treinadores

- Pokébolas

- Pokédex


╰━─━─━─≪✠≫─━─━─━╯


Introdução



Pokémon é uma franquia cultural criada por Satoshi Tajiri em 1995. O nome "Pokémon" faz alusão ao termo "pocket monster". que em português significa monstros de bolso. Trata-se de um universo em que "monstros" são capturados e treinados por pessoas com o objetivo de completarem suas "Pokedéx" que é tipo uma agenda contendo informações dos pokémons capturados. Devido á tecnologia conhecida como "Pokébola", esses monstros podem ser armazenados e transportados.

Imagem de uma Pokebola

Quando o primeiro jogo de pokémon foi lançado entre 1995 e 1996, existiam cerca de 151 espécies de monstros. Com o passar dos anos, novos monstros foram adicionados em decorrência os lançamentos de novos jogos, separando os pokémons por suas gerações. Atualmente, a franquia conta com 801 espécies divididas em 16 grupos. Eles são também divididos quanto a cor e os elementos utilizados em seus ataques.

Históricos e Curiosidades da franquia



Todo mundo sabe que a franquia pokémon é um fenômeno mundial, prova disto é o seu histórico de faturamento na casa dos 41 bilhões de reais em seus 20 anos de história, desde o lançamento do primeiro jogo em 1996. Ao todo, foram lançados: mais de 50 jogos ( em todos os segmentos ); 19 filmes; 43 mangas ( volumes ); diversas lighnovels e animações.


Pokémon também é marcado por alguns fatos interessantes, como no caso do pokémon Jynx em 1998 ( quando lançado em um jogo da franquia ), ele foi fortemente criticado pela mídia da época por conta da cor preta de sua pele, alguns defendiam que quilo seria a expressão preconceituosa criada pelo design da produtora ( Nintendo ). Posteriormente a cor do pokémon foi alterada para roxo.


Outra curiosidade está relacionada ao fanatismo religioso dos Estados Unidos, onde diversas igrejas neopentecostais afirmam que a franquia pokémon possui relações com o "Satanismo". Os argumentos sustentam que os pokémons são demônios capturados e invocados para espalhar a maldade ( Pasmem ), também dizem que as insígnias dos ginásios representam talismãs de bruxaria e ocultismo.

Jogos da Franquia



Os jogos eletrônicos da franquia pokémon são alguns dos jogos mais vendidos da empresa japonesa Nintendo. São variados tipos de RPG, junto com alguns jogos de simulação e estratégia. Os jogos são divididos em três games: RPGs Originais, que introduzem a maioria de novos Pokémon e sempre são para os portáteis da Nintendo, indo de Pokémon Red & Blue a Pokémon Sun & MoonJogos plataforma, servindo mais para conectar os RPGs Originais e usar os Pokémon vindos dali para batalharem. Começou com Pokémon Stadium e recentemente foi lançado Pokémon Battle Revolution no JapãoHá um último tipo, denominados spin-offs. Esse tipo de jogo não tem nada a ver com os RPGs Originais e plataformas. São jogos diferenciados que quebram a rotina como treinadores e coloca o jogador nas mais variadas situações, desde pinballs até uma transformação de humano em Pokémon

Os RPGs originais de Pokémon são os mais conhecidos na história da série por serem pioneiros no estilo de jogo, apresentando uma batalha em turnos usando ataques especiais para derrotar o oponente. Caso seja visto mais de perto, os jogos não são tão pioneiros assim, mas eles trouxeram algumas características marcantes em jogos da Nintendo e principalmente para outros RPGs: uma delas é a conexão entre jogos, usando inicialmente cabo Game Link, depois o Wireless Adapter e, hoje em dia, a conexão Wireless e Wi-Fi. A outra é o lançamento dos RPGs originais em versões diferentes, exemplo seguido por Medabots, Mega Man e muitas outra séries. No RPG original, há sempre dois objetivos: capturar todos os Pokémon possíveis e derrotar uma equipe conhecida como Elite Four, montando um time que possa ser forte o bastante para não ser derrotado contra essa equipe. Antes de derrotá-los, o jogador precisa ganhar oito ou dependendo da versão 16 insígnias de ginásio, derrotando seus líderes.

Pokémons



Pokémon é a contração de duas palavras em inglês: pocket, que significa bolso e monster, que significa monstro. Assim, um pokémon é um "monstro de bolso". Os pokémons são mascotes do mundo Pokémon, e como dito pelo professor Oak alguns usam eles como mascotes e outros para batalhar, na verdade os pokémons possuem diversas ocupações no mundo. Originalmente, na primeira geração, foram apresentadas 151 espécies diferentes de pokémons. Atualmente, no entanto, já foram revelados 720 pokémons, cada um com características distintas. 

                A maior parte dos pokémons sofrem metamorfoses, evoluindo para seres mais avançados e com uma estética diferente. Com o tempo também aprendem novas técnicas ou ataques, que podem utilizar em combate. A maioria dos pokémons apresenta três estágios de evolução, o que significa que podem sofrer até duas transformações.

Treinadores



Um treinador Pokémon é uma pessoa que captura, cuida, treina e participa de batalhas com pokémon. A maioria das pessoas no mundo Pokémon são treinadores. Um treinador sai de casa com cerca de 10 anos de idade, acompanhado de um pokémon, geralmente obtido com um professor pokémon, como o professor carvalho. Muitos vão viajar por uma ou varias regiões, fazendo coisas como coletar informações para sua pokédex, aperfeiçoar suas técnicas, obter insígnias e trabalhar para se tornar um mestre pokémon. 


Os treinadores, podem começar sua jornada com 3 escolhas de pokémons, podendo ele ser do tipo grama, tipo fogo ou tipo água. Dependendo da região, estes podem ser diferentes. Existem também casos especias, que os treinadores começam com outros pokémons, como o caso do Ash que começou com o Pikachu ou alguns que começam com pokémons que ganharam de seu pai ou mãe e aqueles que capturam antes de começar a sua jornada.

Pokébolas


A pokébola é um compartimento em forma esférica feita para armazenar pokémons. Acredita-se que as Pokébolas foram criadas na região de Johto, onde Pokébolas feitas de Apricorns (frutos característicos da região) foram desenvolvidas. A partir daí, sua produção em massa se deu por grandes empresas como a Silph Co. e a Corporação Devon. As pokébolas de Apricorn ainda são utilizadas pela região de Johto, sendo que as mesmas tem condições muito específicas de captura e os mais diversos designs. Sem dúvida alguma, as Poké Balls (Poké Bola em português) são os itens mais importantes de qualquer RPG de Pokémon. Este item caracteriza a série, pois armazena um Pokémon em uma pequena e leve esfera, permitindo que o Pokémon seja guardado em um bolso. As Poké Bolas foram criadas para facilitar a locomoção dos Treinadores e Pokémon nas viagens. Ela é feita especialmente para guardar o Pokémon em um pequeno espaço. Para se tornar um verdadeiro treinador de Pokémon, é preciso conhecer todas as Poké Bolas existentes. Para encontrar este item, basta ir até um Poké Mart de qualquer cidade.


A tecnologia presente nas pokébolas evoluiu com o avanço de séculos, sendo que muito pouco se sabe sobre Pokébolas do passado. A Pokébola pode aumentar seu tamanho até o máximo, tornando mais fácil de ser atirada, ou diminuir-se, facilitando seu armazenamento e transporte. Se uma Pokébola for jogada em um Pokémon e ele desviar ou sair da mesma, seu mecanismo será destruído (jogo) ou ela será retornada ao seu treinador sem avarias (anime). É mostrado no anime que Pokémons não podem ser capturados enquanto os mesmos tiverem outro treinador. Para uma captura mais fácil, é aconselhado o enfraquecimento do Pokémon com uma batalha e/ou o uso de Pokébolas melhores que a Pokébola tradicional. É dito pelo membro da Elite dos Quatro, Lucian, que elas propiciam ao Pokémon um ambiente amigável, confortável e acolhedor, principalmente aos enfraquecidos. Como visto no animê, alguns Pokémon não gostam de permanecerem na Pokébola, assim como outros demonstram a habilidade de saírem de suas Pokébolas voluntariamente, o que mostra que os mesmos possuem consciência dentro do utensílio. Pokémons também tem demonstrado a habilidade de praticar ordens dadas antes de saírem da Pokébola. A ferramenta também tem comunicação com a Pokédex, e assim que forem capturados, a Pokédex insere os dados do Pokémon e da captura em seu banco de dados.

Pokédex


Pokédex, também conhecida como Poké-Agenda aqui no Brasil (e ainda como Dexter ou Dextette, dependendo da voz masculina ou feminina do aparelho) é uma enciclopédia virtual portátil de alta tecnologia que os treinadores Pokémon transportam para registra todas as espécies diferentes de Pokémon que são encontradas durante a sua viagem como treinadores. Em geral, quando são cumpridos determinados requisitos, a capacidade pode ser aumentada permitindo que a Pokédex possa armazenar dados de outros Pokémon, que não são comuns, assim como os Pokémon de outras regiões. A Pokédex também serve como um meio de identificação para o treinador Pokémon, em alguns torneios Pokémon a inscrição do participante só é feite se ele portar uma pokédex. Alem de mostrar as informações básicas do Pokémon, a pokédex parece ter um sensor de dificuldade, pois se o treinador tiver duvidas ela é ativada automaticamente, mostrando também, informações sobre o confinamento dos Pokémon em suas pokébolas. Sem as devidas atualizações com um professor expert em pokédex, os treinadores Pokémon não poderão obter informações sobre novos Pokémon de outras regiões.


The End!

Gostou do assunto? Então aposto que vai gostar de outros blogs, deixe o seu comentário sobre algumas ideias ou coisas relacionadas ao blog, e se possível, compartilha. E Até a próxima!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem