Análise e Recomendação - Kuroko No Basket


Olá, galera. Tudo bem? Espero que sim. Assistir anime não é apenas um hobby, tornou-se minha paixão, às vezes, até me identifico com uma obra ou outra, principalmente as de esportes, sou apaixonado por basquete e, por isso, estou aqui para fazer essa análise/recomendação de Kuroko no Basket. Sem mais enrolação, vamos começar.

KUROKO NO BASKET


FICHA TÉCNICA


  •  Direção: Shunsuke Tada;
  •  Roteiro: Noburo Takagi;
  •  Formato: anime;
  •  Estúdio: Production I.G;
  •  Música: Yoshihiro Ike;
  •  Lançamento: 7 de abril de 2012;
  •  Idioma: japonês;
  •  Status: finalizado;
  •  Temporadas: 3.


SINOPSE

Kuroko no Basket conta a história de Kuroko Tetsuya e Kagami Taiga, dois jogadores de basquete; são membros da escola Seirin High e após certo tempo tornam-se amigos. Kagami Taiga é um jogador que veio dos Estados Unidos e sonha em tornar-se o melhor jogador do mundo, já Kuroko é fraco e subestimado por seus colegas. Apesar de não ter habilidades individuais ou talentos iguais aos demais membros do clube de basquete, é um jogador excepcional de ligação de passes que, de uma certa forma, supera qualquer outro comum. Em relação ao Tetsuya, diversos flashbacks acabam explicando o porquê dele ter essas habilidades tão especiais. O foco principal do anime é Kagami e Kuroko tentando enfrentar a Geração dos Milagres, o qual parece uma missão impossível. Tal time consiste em 5 jogadores praticamente imbatíveis e muito formidáveis, cada membro dessa equipe possui um poder em particular, por isso são considerados a Geração dos Milagres.

PERSONAGENS


KUROKO TETSUYA

Kuroko Tetsuya é protagonista principal do anime Kuroko no Basket. Ele é muito subestimado por sua falta de presença e de habilidade em fazer cestas, mas compensa tudo isso com seus grandes passes o qual ao longo do anime, ele aprimora essas habilidades para que fique cada vez melhor; não satisfeito, Kuroko cria uma nova técnica que diz ser imbatível. Nos primeiros episódios do anime, Tetsuya faz uma promessa a Kagami, prometendo que irá torná-lo o melhor do mundo, Kagami sendo a luz e ele sua sombra. No decorrer do anime, Tetsuya muda essa promessa, dizendo que não somente Taiga será o melhor, mas sim os dois juntos.

KAGAMI TAIGA

Kagami Taiga é o principal protagonista, junto ao Kuroko. Taiga é um ótimo jogador de basquete e aprendeu a jogar nos Estados Unidos ainda quando criança. Após o retorno ao Japão, resolve se inscrever no time de basquete da escola Seirin. Depois de sua inscrição na equipe, a treinadora logo percebe que ele é muito forte, usando tal força para fazer grandes enterradas e enormes pulos, assim comparado a um jogador da Geração dos Milagres. Kagami Taiga sonha em ser o melhor no basquete, superando todos os limites e tornando-se cada vez mais forte ao decorrer dos episódios.

JUNPEI HYŪGA

Junpei é, nada mais nada menos, do que o capitão do time, conhecido por seus lindos arremessos de três pontos. Hyūga era membro de outra equipe antes de ter entrado na Seirin, mas não importava o quão o time jogava bem, sempre perdiam todas as partidas. Quando ele já havia desistido do basquete, Kiyoshi, o criador do time, convenceu ele do contrário e motivou a volta de Junpei, tornando-se o capitão do time.

RIKO AIDA

Todo time tem um técnico ou uma técnica, certo? Sim, correto. Riko Aida é a treinadora do time. É uma jovem estudante do ensino médio, possuindo a habilidade incrível de analisar o potencial dos jogadores apenas olhando para eles. Inicialmente, ela não queria participar do time, mas Kiyoshi Teppei a convenceu do contrário, Aida apenas não queria ser responsável por um time sem interesse em vencer. Riko é muito confiante em suas decisões, tornando-se uma jovem determinada.

KISE RYOUTA


Kise, um jovem prodígio reconhecido por seu grande potencial, possuindo uma facilidade em copiar técnicas especiais, ele as reproduz praticamente igual, apesar de levar algum tempo durante os jogos. Membro da Geração dos Milagres, sendo assim, um dos jogadores mais fortes. A motivação para Kise começar a jogar basquete foi o jogador Aomine Daiki, ele estava andando pelo colégio e o viu jogando, assim, tomou a iniciativa de tentar praticar o esporte. Apesar de sempre perder para Aomine, nunca desistiu, continuou se esforçando até igualar-se a Aomine Daiki.

ANIMAÇÃO

O estúdio Production I.G nos disponibilizou uma qualidade adorável em todos os seus trabalhos. Eu arrisco dizer que Kuroko no Basket tem uma das melhores qualidades na categoria de esportes, o anime nos proporcionou grandes traços, claro, sempre tem um erro ou outro, mas não é nada que dê para notar de cara. Em cada temporada, notei que os gráficos foram melhorando, sem contar o fato de que o anime foi lançando em 2012, creio que teve uma das melhores animações na época.

TRILHA SONORA
Esse é o único ponto fraco de Kuroko no Basket, sua trilha sonora não é 100%, mas é muito agradável. A verdade é que as músicas foram as partes em que menos prestei atenção, pesquisei um pouco a respeito e descobri que Yoshihiro Ike já trabalhou em grandes filmes e animes, ele me impressiona em todos os quesitos, tornando a trilha sonora de Kuroko no Basket melhor e agradável.

NOTAS FINAIS

Notas Pessoais

•Enredo: 8/10
•Personagens: 10/10
•Animação: 8/10
•Trilha Sonora: 7/10
•Geral: 8/10

CONCLUSÃO

Cheguei à conclusão de que a obra é uma das melhores, se não a melhor de esporte que assisti. Para você que gosta do gênero e principalmente de besquete, assista e para quem não gosta assista também, o anime consegue surpreender até aquele que não gosta muito do gênero. O anime me proporcionou grandes expectativas; animação, personagens e o enredo, essa obra tem todos os requisitos para ser uma das melhores. Bom, acho que acabamos por aqui, espero que tenham gostado, podem deixar sua opinião e crítica nos comentários.
Marcus Vinicius

Escritor, designer e fã de animes, filmes e jogos. Fiz o blog para criar conteúdos variados sobre o mundo geek.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem